Domingo, 07 de Março de 2021
14981559897
Saúde CORONAVÍRUS

Covid: Garça já tem mais infectados do que cidades com colapso na saúde

Em novo boletim emitido pela Prefeitura de Garça, casos de pessoas infectadas simultaneamente é superior a de grandes cidades do estado de São Paulo que vem detectando colapso na saúde.

19/02/2021 08h20
1.049
Por: Da Redação Fonte: Garça em Foco
Covid: Garça já tem mais infectados do que cidades com colapso na saúde

A Secretaria Municipal da Saúde de Garça por meio da Vigilância Epidemiológica emitiu mais um boletim da Covid-19.

A curiosidade se da por conta dos números de pessoas infectadas e em fase de transmissão da doença estarem nas alturas. Em Araraquara, cidade que decretou lockdown, 713 pessoas estavam doentes até o último boletim emitido no site da Prefeitura local. Comparado com Jaú, 879 pessoas estão em fase de transmissão da doença e a cidade vive um caos no sistema de saúde. Já com Marília, cidade cinco vezes maior que Garça, os números dos atuais infectados não chegavam a 200. Em Garça o número chega a 915, de acordo com a divulgação oficial.

O novo formato da tabela que é divulgado oficialmente há alguns dias, que seria para rápida informação, vem atualmente com menos dados importantes para a população. Por isso, o Garça em Foco desde quarta-feira (17) preparou e alimentou uma tabela semelhante a que era divulgada anteriormente, a vários pedidos de seus leitores.

Pela análise e de acordo com a divulgação oficial do boletim, feita na manhã desta sexta-feira (19) pela Prefeitura de Garça, os curados da doença chegaram a 1.229 e os casos descartados são 3.210.

São 915 infectados atualmente na cidade, sendo 906 pessoas em isolamento domiciliar. Em internação em leitos clínicos estão duas pessoas na Santa Casa de Marília e uma no Hospital das Clínicas de Marília. Em leitos de UTI, se encontram duas pessoas no Hospital São Lucas de Garça e quatro no Hospital das Clínicas de Marília.

Já os casos suspeitos são de 138 pessoas, com nenhum garcense em estado mais crítico de internação.

Ao todo, 2.185 pessoas já tiveram a doença na cidade, onde 1.229 garcenses estão curados e venceram a doença. O número de óbitos em decorrência de complicações da Covid-19 em Garça está em 41. 

Ainda de acordo com a divulgação da Prefeitura, entre os sete leitos clínicos para a Covid-19 do Hospital São Lucas apenas um está ocupado. Há mais três internados em outras instituições de saúde. Dos seis leitos de UTI Covid-19 adulto disponíveis no HSL, dois estão ocupados. Ao todo cinco garcenses estão internados em leitos de UTI.

O Centro de Referência da Atenção Básica para a Covid-19 é o local que deve ser procurado pelos garcenses que apresentarem sintomas relativos à Covid-19. O serviço está instalado na Rua São João, nº 165, antigo hospital Samaritano. 

Com este novo centro, as pessoas não devem mais procurar as Unidades de Saúde de Família quando apresentarem sintomas gripais leves e moderados que podem indicar o início da doença.

O centro de referência à Covid-19 funciona de segunda a sexta-feira, sem intervalo, entre 7:00 e 19:00 h. Aos sábados das 7:00 às 13:00 h. Aos domingos não há atendimentos. 

Nos horários em que não há atendimentos e aos domingos a referência continua sendo a UPA 24h, que também está preparada para atender aos possíveis pacientes.