Terça, 02 de Março de 2021
14981559897
Saúde PANDEMIA

Vacinação de idosos acima de 85 anos começa nesta quarta

A expectativa é vacinar 207 pessoas nessa faixa etária, entre 85 e 89 anos de idade.

09/02/2021 16h28
784
Por: Francisco Alves Neto Fonte: Da Secom
Vacinação de idosos acima de 85 anos começa nesta quarta

A partir desta quarta-feira, dia 10, a cidade de Garça começa a imunizar também os idosos com 85 anos ou mais. A expectativa é vacinar 207 pessoas nessa faixa etária, entre 85 e 89 anos de idade. A imunização deste público é de extrema importância, pois, segundo estatísticas estaduais, 37% das pessoas acima de 85 anos, que tiveram a Covid-19, evoluíram para óbito no decorrer da pandemia. 

Importante ressaltar que a vacinação continua para a população de idosos acima de 90 anos de idade, cerca de 140 pessoas estão nesta faixa etária no município. 

Para facilitar o acesso dos idosos à vacinação, a Secretaria Municipal da Saúde organizou uma estratégia que inclui, além da imunização nas Unidades de Saúde, mediante agendamento, e em domicílio, para atender os pacientes acamados e com dificuldades de locomoção, também continua a imunização no sistema drive-thru, organizado em frente ao Estádio de Futebol “Frederico Platzek”, das 9h às 16h, sem a necessidade de agendamento prévio. 

Ainda permanece a vacinação, mediante agendamento nas unidades de saúde, para o público formado por profissionais autônomos da saúde. São eles: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (ex. recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde

Prossegue também a imunização, por agendamento nas USFs, dos cuidadores de idosos. Neste caso é necessário a apresentação da carteira de trabalho ou declaração impressa e assinada do vínculo com a atividade no município de Garça. 

Inclui-se ainda nesta etapa, os funcionários do sistema funerário que tenham contato com corpos potencialmente contaminados. 

Importante ressaltar que a Secretaria da Saúde de Garça só poderá vacinar os profissionais da saúde que trabalham dentro do município. 

A Secretaria informa que segue as normas estabelecidas pelo Documento Técnico emitido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado de São Paulo, mediante orientações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19. 

A Prefeitura irá divulgar todas as etapas da vacinação e o público alvo em seus canais oficiais de informação, assim como, enviará as informações para a imprensa.